domingo, 18 de outubro de 2015

Carga Elétrica

Carga Elétrica

 

Um corpo que,  por qualquer processo, venha perder elétrons da última camada, fica eletricamente positivo. Quando ganha elétrons fica eletricamente negativo. Este processo chama-se eletrização. O termo carga foi introduzido para significar a quantidade de elétrons ganhos ou perdidos na eletrização.

A unidade de carga no sistema MKS é o Coulombs [C]. A carga elétrica do elétron e do próton tem o mesmo valor(1,6 * 10exp -19 C), porém, com sinais contrários. Para quem não sabe MKS é um sistema de unidades de medidas.

Através de experiência feitas podemos concluir então que:

  • Quando a eletrização é provocada, cargas positivas e negativas iguais são produzidas simultaneamente;
  • Cargas de Sinais contrários se atraem e cargas de mesmos sinais se repelem.  


Fácil né?

Qualquer dúvida ou Crítica deixem nos comentários. Obrigado!
  

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Lei de Ohm.

Lei de Ohm


Para falarmos sobre a Lei de Ohm, antes precisamos saber de algumas definições. Definição de Eletricidade, Energia, Tensão e Corrente Elétrica. E se você não sabe quem é Ohm, de uma "olhadinha" no post que fiz sobre clicando aqui.


O que é Eletricidade?


Eletricidade é a forma de energia natural, ligada aos elétrons, que se manifesta por atrações ou repulsões, o seja, os fenômenos que estão envolvidos com Carga Elétrica.

O que é Energia?

  Energia é algo capaz de produzir ou  realizar  trabalho.

O que é Tensão?


Tensão ou Diferença de Potencial é a força necessária para os elétrons se movimentar.

O que é Corrente Elétrica?


Corrente Elétrica é o movimento ordenado de elétrons em uma unidade de tempo.


Muito fácil, certo? Prosseguindo.

Ohm verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da Corrente Elétrica é proporcional à variação da Tensão Elétrica. Ohm também realizou várias experiências com diversos tipos de condutores, aplicando várias intensidades de Tensões, contudo, percebeu que principalmente nos metais, a relação entre Corrente Elétrica e Tensão sempre se mantinha constante. Dessa forma, Ohm elaborou uma relação matemática que diz que "A Tensão aplicada em um condutor é proporcional a Corrente Elétrica que o percorre", matematicamente fica assim:

V = R * I



Triângulo Lei de Ohm



Sendo que:

V = Tensão Elétrica,Diferença de potencial ou Voltagem, onde sua unidade de medida é dada em Volts(V);
   
   R = Resistência Elétrica, onde sua unidade de medida é dada em Ohm(Ω);
   
   I = Corrente Elétrica, onde sua unidade de medida é Àmpere(A).









domingo, 4 de outubro de 2015

Quem foi Georg Simon Ohm?

Quem foi nosso "Querido" Ohm?


GeGeorg Simon Ohm mais conhecido apenas como Ohm foi e ainda é um grande Físico e Matemático renomeado em todo o mundo.


GeGeorg Simon Ohm nasceu em 16 de março de 1787 na cidade de Erlangen, na Bavária situada na
Alemanha.

GeGeorg Simon Ohm baseou seus estudos sobre a Eletrodinâmica, onde o mesmo estabeleceu uma lei, batizada assim com seu próprio nome. A tão famosa Lei de Ohm. Que farei uma postagem mais específica sobre o tema.

Ohm que foi estudante da Universidade de Erlangen e obteve seu doutorado em 1811 com a apresentação de sua dissertação sobre Luz e Cores.


GeGeorg Simon Ohm



Ohm começou sua carreira como professor de Matemática no Colégio dos Jesuítas, na cidade de Colônia, em 1825. Mais sua principal intenção era de se tornar professor universitário, então continuou com seus trabalhos e pesquisas, dedicando-se cada dia mais á Eletricidade.

Ohm realizou experiências com fios condutores de diferentes espessuras e comprimentos. Verificou que a resistência elétrica do condutor era inversamente proporcional à área de secção transversal do fio e diretamente proporcional ao seu comprimento. A partir de sua observações, definiu o conceito de resistência elétrica. Tudo isso veremos melhor no post Especial sobre a Lei de Ohm.  

Em 1827, publicou o resultado daquele que se tornou o seu mais importante trabalho. O circuito galvânico examinado matematicamente. Esse trabalho definiu o que conhecemos hoje como Lei de Ohm. "A intensidade da Corrente Elétrica que percorre um condutor é diretamente proporcional à resistência elétrica do circuito". Tudo isso também veremos melhor no post Especial sobre a Lei de Ohm.

Mesmo com toda importância de sua pesquisas, Ohm ainda recebeu muitas críticas negativas, e não consegui um cargo Universitário até o ano de 1833, quando passou a lecionar na escola politécnica de Nurnberg, Bavária, passando ao cargo de diretor em 1839.

Somente em 1841 a importância de seu trabalho sobre resistência de condutores foi reconhecida, e Ohm recebeu a medalha da Real Sociedade Britânica.

Em 1849, Ohm tornou-se professor da Universidade de Munique, Cargo que ocupou por apenas 5 anos, os últimos de sua vida.

Ohm morreu em Munique no dia 16 de Julho de 1854.

Alguma opinião, Sugestão ou Crítica ? Deixe aí nos comentários. Assim que possível respondo a todos.



Pedro Henrique.   :-)




Bem Vindos a Todos!!

Bem Vindos a Todos!!

Espero que gostem e publiquem entre seus amigos.

Venho aqui senhores, apresentar este novo blog sobre Eletrônica em geral. Sabemos das dificuldades que todos passamos em achar conteúdos confiáveis  sobre o assunto na internet.

Minha principal missão com este blog é poder ajudar e esclarecer dúvidas a todos da melhor maneira possível.

Então, se você é um daquele eletrônicos fodas me ajude a divulgar nosso trabalho. Vamos crescer juntos.

Obrigado a todos!

Conto com a ajuda de todos vocês para fazerem a divulgação do nosso Blog.